Scarpin-me – Jogo de Imagem e Desafio
Performance
Projeto de residência artística onde recebíamos um coletivo de outro Estado para dialogar com a proposta de criação e pesquisa. Neste caso, o grupo recebido foi o Agrupamento Obscena de Belo Horizonte/MG.
O tema se refere à percepção do universo imagético feminino e a possibilidade de experimentar suas múltiplas dobraduras, mote da criação do jogo de contato e improvisação entre as performers e o público. A questão/enigma e leitmotiv da pesquisa foi: Que mulher você gostaria de ser?
A princípio essa pergunta foi impressa e colada num espelho e esse distribuído pelos bares da cidade de Vitória-ES. Recolhíamos as informações geradas e novamente colocávamos em outro bar.
Em seguida incorporamos essas respostas com alguns elementos coringas que pudéssemos nos montar no aqui agora e dialogar com o público. Fomos em direção aos bares e convidávamos mulheres aleatórias a brincar conosco. A pergunta era:
- Que outra mulher você gostaria de ser? Eu posso concretizar isso para você!
Em seguida esse jogo se transformou em outro, a Trocaderia. Objetos sem valor simbólico eram trocados por objetos que continham algum peso de memória, e isso era realizado com mulheres ao acaso nas ruas.
Concepção e Performance
Déia Carpanedo e Marcela Cavallini
Obscena Agrupamento - BH