Marcela Cavallini é artista, pesquisadora e professora. Doutoranda do Programa de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Profissional em Dança Contemporânea pela Escola de Teatro e Dança Fafi-ES.
Parte da perspectiva social, criando práticas participativas e baseadas em experiências imersivas, sobremaneira, despertas em coletividades. Nesse sentido, engaja-se em processos de corporificação de modos de coexistir em busca de ressonâncias com uma obra viva. Realizou trabalhos colaborativos, os quais destacam-se: Estampar Movimento em Cor", premiado pelo edital de Microprojetos Culturais do Ministério da Cultura e Banco do Nordeste; Comeria Eu Carne de Touros? espetáculo de dança e artes visuais premiado pelos editais de montagem e circulação da SECULT-ES; Bunda e Progresso, participante do Festival de Performance de Belo Horizonte e do Aldeia SESC-ES; Scarpin-me - Jogo de Imagem e Desafio, programa de performances premiado pelo edital de residências artísticas da SECULT-ES.
Seus últimos trabalhos solos em performance participaram do Festival Latino-americano de Arte e Ativismo -UYU, Festival Corpos Críticos-RJ e da exposição Inventar Possíveis no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica. Selecionada em 2019 na residência artística internacional na Despina-RJ com o projeto R2 (residência na residência), quando fundou o Coletivo Marcas D' Água. Com o trabalho videográfico desenvolvido junto ao Coletivo integrou a I Bienal Black Brasil, I e IlI Festival Internacional de Ecoperformance, Perfídio Festival de Performance e Novas Mídias, Exposição GreenMinds no Centro Cultural dos Correios e Revista ClimaCom.
Atualmente, está vinculada ao BRISA Lab, com o projeto de arte, meio ambiente e tecnologia Territórios Sensíveis: Baía de Guanabara" financiada pela Prince Claus Fund e Instituto Goethe. É professora no projeto Geração Conectadas - Artes e Humanidades no Sesc São Gonçalo e realiza o Laboratório de Criação em Dança com o público com Síndrome de Down no Sesc Ramos.